sábado, 17 de março de 2012

A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS UM ENSINO NECESSÁRIO E CONFORTADOR


A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS UM ENSINO NECESSÁRIO E CONFORTADOR

TEXTO ÁUREO

 “Porque não vos fizemos saber à virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade”
(II Pe 1.16).

VERDADE PRÁTICA

A Doutrina das Últimas Coisas tem de ser encarada com amor e santa reverência. Através dela, somos alertados quanto à urgência da volta de Nosso Senhor Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – II PEDRO 3.1-14

INTRODUÇÃO

Ao contrário do que muita gente pensa, a Doutrina das Últimas Coisas não constitui um emaranhado de enigmas, ou um quebra-cabeças.

Ela é um conjunto de verdades cristalinas e bem estabelecidas a respeito do que Deus está para fazer nestes últimos dias.

Tendo em vista a urgência desta hora, passaremos a estudar, a partir de hoje, os fatos que compõem a Escatologia Bíblica.

Desde já, em profundo espírito de oração, preparemo-nos para as verdades que, aceitas com amor e humildade, nos proporcionarão inexprimível conforto e grande alegria no Espírito Santo. Aleluia!

I. O QUE É A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

Afirmou o apóstolo Paulo: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (I Co 15.19).

Mas como esperaremos em Cristo também na outra vida, se ignorarmos o plano de Deus para o final dos tempos?

Daí a necessidade e a urgência de se compreender a Doutrina das Últimas Coisas.

1. Definição. A Doutrina das Últimas Coisas, por conseguinte, são as verdades da Bíblia Sagrada referentes aos derradeiros dias da história humana.

Em Teologia Sistemática, recebe ela o nome de Escatologia que, em grego, significa, literalmente, estudo das últimas coisas.

2. No Antigo Testamento. A Escatologia do Antigo Testamento tem como pilares os seguintes pontos:

a) A salvação e a restauração completa do remanescente fiel do povo judeu
(Ez 36.17-38; Sf3.13);

b) O aparecimento glorioso e visível do Messias, que levará Israel à conversão nacional (Zc 12.10);

c) O Dia do Senhor e o julgamento das nações (Jr 46.10; Ez 30.3; Oh v.15);
d) O estabelecimento do Reino de Deus na terra (Is 11.1-16);

e) A ressurreição e o Juízo Final (Dn 12.2);

f) e: O aparecimento dos novos céus e da nova terra (Is 65.17).

3. No Novo Testamento. A Escatologia do Novo Testamento trata, basicamente, dos seguintes assuntos:

a) O arrebatamento da Igreja (I Ts 4.13-17);
b) O aparecimento do Anticristo (II Ts 2.1-12);

c) A grande tribulação (Mt 24.15- 28);
d) O reino milenial de Cristo (Ap 20.1-6);

e) O julgamento final (Ap 20.11-15);
f) e: A inauguração do perfeito e eterno estado, tendo a Nova e Celeste Jerusalém como capital (Ap 2 1.1-27).

II. O OBJETIVO DA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

Sumamente necessária e confortadora, a Doutrina das Últimas Coisas tem como objetivos:

1. Mostrar o que está prestes a acontecer. Assim o evangelista João encerra o Apocalipse:

“Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as ‘coisas que em breve hão de acontecer”
(Ap 22.6).

2. Preparar o crente para encontrar-se com Deus. “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (I Jo 3.3).

3. Tranqüilizar o povo de Deus quanto aos últimos acontecimentos. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.1,2).

4. Alertar a todos que o noivo está chegando. “E o Espírito e a esposa dizem:
Vem! E quem Ouve diga: Vem!

E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!”
(Ap 2 2.17,20).

III. AS FONTES DA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

Eis as principais fontes da Doutrina das Últimas Coisas:

1. A Bíblia Sagrada. Como a inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus, é a Bíblia Sagrada à principal fonte da Escatologia Bíblica.

É o tribunal supremo onde são julgados todos os enunciados teológicos
(Is 8.20; 46.10; Ap 22.18,19). Sua autoridade é inquestionável.

2. Os credos e as declarações doutrinárias da igreja. Serão estes aceitos desde que estejam em conformidade absoluta com a Bíblia Sagrada. Caso contrário: que sejam enérgica e vigorosamente rejeitados.

3. A teologia. Se bíblica, conservadora e ortodoxa, haverá de ser acatada como fonte auxiliar da Doutrina das Últimas Coisas. Mas, se especulativa, humanista e liberal, que seja rechaçada; nada tem a dizer-nos.

4. A história. Comandada por Deus, mostra-nos a história, de forma clara e concludente, que Deus encaminha todas as coisas, visando o estabelecimento pleno de seu Reino. Deus está no controle de todos os fatos históricos e cotidianos.

5. O testemunho do Espírito Santo. O Espírito Santo atesta-nos que o Senhor Jesus está prestes a vir buscar a sua Igreja:

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida” (Ap 22.17).

Estejamos vigilantes para não ficarmos envergonhados naquele grande dia (I Jo 2.28).

V. COMO ESTUDAR A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

A fim de estudarmos com proveito a Doutrina das Últimas Coisas, observemos alguns procedimentos importantíssimos:

1. Recorrendo primeiro à Bíblia. Em perseverante oração a Deus, busque prioritariamente as respostas de que você necessita nas Sagradas Escrituras.

Que a sua preocupação não seja um mero exercício de futurologia; que seja a de preparar-se melhor para a vinda do Senhor Jesus (Am 4.12).

2. Orando constantemente em profunda reverência. Enquanto estiver estudando a Doutrina das Últimas Coisas, permaneça em atitude de oração e de profunda humildade diante do Senhor. Somente assim, mostrar-lhe-á o Senhor as maravilhas da sua Palavra
(Dn 9.20-27).
3. Evitando as especulações e as vãs sutilezas da falsa hermenêutica. Cuidado com as especulações e as sutilezas da falsa hermenêutica! Lembre-se!

Há um severíssimo castigo àqueles que, desprezando a Palavra de Deus, torcem-na e entregam-se às apostasias (Ap 2 2.18,19).

Atente também para a observação em Tg 3.1. A regra de ouro da verdadeira interpretação bíblica é: a Palavra de Deus interpreta-se a si mesma.

4. Esperando com alegria a manifestação do Senhor da glória. Acima de tudo, atenhamo-nos à Doutrina das Últimas Coisas com indizível alegria, aguardando a chegada do Noivo Amado. O Se- acha-se às portas! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

CONCLUSÃO

A partir de agora, portanto, dedique-se à Escatologia Bíblica, não para satisfazer a sua curiosidade acerca do porvir; mas a fim de preparar-se melhor para a chegada do
Rei.

Você está preparado? Já nasceu de novo? Não perca esta oportunidade. “... Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).

Senhor Jesus, ajuda-nos a estudar, com santa reverência, os fatos concernentes à tua vinda. O Cristo

Amado, não tardes em vir buscar a tua Igreja. Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!



Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário